foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Portalegre: No Dia Mundial da Prevenção do Suicídio “Falar” é a palavra de ordem

“Falar” é um passo fundamental na prevenção do suicídio, é esta a mensagem que os profissionais de saúde querem transmitir no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se assinala esta quinta feira, 10 de setembro.

 

Em declarações à Rádio Portalegre o psiquiatra Manuel Sardinha diz que, no Alto Alentejo, os números relativos a suicídios “estarão ligeiramente aumentados em comparação com os anos passados”.

Sem divulgar dados concretos sobre a taxa de suicídio no distrito de Portalegre, o médico reconheceu que este contexto de pandemia veio acentuar fragilidades e limitar o trabalho dos profissionais de saúde, apesar de se manter um acompanhamento à distância.

O chefe de serviço de psiquiatria e saúde mental da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) disse ainda que a presença de profissionais da área, nesta região, está muito aquém das necessidades e que há “bastantes dificuldades em responder à população”.

No entanto Manuel Sardinha sublinha que existe sempre uma resposta imediata no serviço de urgência.

Setembro é o mês da prevenção do suicídio. Este ano a data é assinalada através de uma campanha conjunta entre os vários departamentos da psiquiatria e saúde mental e a direção-geral de saúde.

(Carla Aguiã)