foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Covid-19: DGS vai recomendar uso de máscara em espaços públicos movimentados

A diretora geral de saúde anunciou que irá sair brevemente uma orientação no sentido de recomendar que “quando as pessoas no exterior não conseguirem garantir para elas ou para os outros a distância física recomendada, poderão e deverão usar máscara”.

Graça Freitas revelou esta segunda-feira que, no que diz respeito à obrigação de utilizar máscaras em espaços públicos, essa situação poderá acontecer quando os portugueses se encontrarem em sítios movimentados.

 

 A diretora geral de saúde foi questionada na conferência de imprensa da DGS, sobre a insistência da Ordem dos médicos no uso obrigatório de máscara em espaços públicos.

 

Por outro lado, Graça Freitas, considera que é diferente estar ao ar livre num campo ou jardim, em horas onde não andam pessoas a passear e como tal a utilização das máscaras será baseada na proximidade das pessoas: “se estivermos longe o suficiente não é preciso utilizar o método de barreira, se estivermos próximos esse método ajuda”.

Atualmente, a máscara só é obrigatória em espaços interiores fechados, como estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços ou escolas, e nos transportes públicos.