foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Gavião: Município investe 1,3 milhões de euros em Museu de Carros de atrelar

A vila de Gavião vai ter um Museu com uma coleção única de 36 carros de atrelar, num investimento de 1,3 milhões de euros, por parte da autarquia local.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Gavião, José Pio disse que o museu vai ficar situado, no edifício do antigo Seminário, na Praça do Município, destacando a importância deste investimento, não só para o setor do turismo, como também para a preservação de mais um imóvel, também ele histórico naquele concelho.

Os 36 carros de atrelar, encontram-se atualmente na Quinta da Margalha e pertenciam à família Andrade Pequito Rebelo de Gavião, que chegou à acordo com a Câmara Municipal, atual proprietário, para a instalação de um museu, que dará a esta coleção maior destaque e dignidade.

José Pio adiantou ainda que a autarquia aguarda o parecer do Tribunal de Contas, apontando o início de 2022 para a abertura ao público do espaço museológico.

O arquiteto portalegrense João Luís Carrilho da Graça é o responsável pelo projeto. A obra tem um prazo de execução se 365 dias.

(Susana Mourato)