foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Covid-19:Conselho de Ministros eleva nível de alerta para Estado de Calamidade e quer impor uso obrigatório da máscara na via pública

(Por Gabriel Nunes) - O Conselho de Ministros determinou esta quarta feira elevar o nível de alerta da situação de Contingência para o Estado de Calamidade devido a uma “evolução grave” da pandemia da Covid-19 em Portugal.

 

A partir das 24 horas desta quarta feira os ajuntamentos na via pública são limitados a cinco pessoas e os eventos de natureza familiar como batizados e casamentos a 50 pessoas.

De acordo com o primeiro-ministro, António Costa, estão também proibidos todos os festejos académicos, e foi ainda determinado um reforço das ações de fiscalização do cumprimento das regras na via pública e nos estabelecimentos de restauração e serão agravadas até 10 mil euros as coimas às empresas que não assegurem o escrupuloso cumprimento das regras em vigor.

António Costa adiantou que vai ser apresentada à Assembleia da República uma proposta de lei para que seja imposta a obrigatoriedade de uso máscara na via pública e da aplicação StayAway Covid em contexto laboral e académico.