foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Sousel:município lidera ranking da transparência municipal no distrito de Portalegre

O município de Sousel é o mais transparente de entre os municípios do distrito de Portalegre, segundo o ranking de transparência municipal. Dos 308 municípios portugueses, Sousel surge em 42.º lugar, revelou a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Sousel, Armando Varela, mostrou-se “satisfeito” com a posição alcançada por aquela autarquia alentejana no ranking da transparência municipal, afirmando que “é sinal que a estrutura e os funcionários do município fazem um trabalho fantástico”.

Para este estudo foram analisados 76 indicadores da responsabilidade exclusiva dos municípios referentes à organização, composição social e funcionamento do município, planos e relatórios, impostos, taxas e tarifas, preços e regulamentos, relação com a sociedade, contratação pública, transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo.

Entre o que se considera mais importante numa relação de transparência dos municípios com a população está a publicação de atos e decisões de governação, o uso de informação fidedigna e divulgação de interesses privados por detrás das decisões que possam colidir com o interesse público.

Segundo o estudo publicado, a área mais crítica é a do Urbanismo, logo seguida da Contratação Pública, enquanto a que obteve melhor desempenho foi a económico-financeira. 

Gabriel Nunes/Carla Aguiã