foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Gala 30 anos da Rádio Portalegre dia 31 de Outubro no CAE de Portalegre - esteja atento às emissões da sua Rádio

Portalegre:parque eólico na Serra de São Mamede projetado para produzir energia suficiente para alimentar o consumo doméstico da cidade de Portalegre

O primeiro parque eólico do distrito de Portalegre que está a ser instalado na Serra de São Mamede foi projetado para produzir energia suficiente para alimentar toda a cidade de Portalegre, com exceção para o consumo industrial.

De acordo com Albert Eberhard, presidente do conselho de administração da Energetus, empresa responsável pelo projeto, a produção de energia gerada pelo parque eólico de Portalegre vai ainda permitir a Portugal poupar a compra de 6 milhões de metros cúbicos de gás, o equivalente a 2,5 milhões de euros.

Albert Eberhard, que falava hoje, no lançamento da primeira pedra da obra do parque eólico de Portalegre, indicou que o equipamento deverá começar a funcionar em pleno em março de 2014.

A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, por seu turno, destacou a importância deste projeto em termos ambientais, pelo facto do mesmo permitir reduzir a emissão de cerca de 12 mil toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

O parque eólico, cuja construção implica um investimento que ascende a nove milhões de euros, vai funcionar com quatro aerogeradores, dois instalados em terrenos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os outros dois em terrenos de privados, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.

Gabriel Nunes