foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpgfoto7.png

 

Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Gala do Fado Rádio Portalegre dia 26/4 às 21h30 no Cine-Teatro de Nisa - bilhetes à venda

Portalegre:Trabalho de Bioengenharia do Instituto Politécnico ganha prémio

O trabalho de uma aluna da Licenciatura em Bioengenharia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) ganhou uma Menção Honrosa nas 8as Jornadas de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta.

O prémio foi atribuído ao trabalho que permite calcular o volume da tiróide por cintigrafia em pacientes com hipertiroidismo, desenvolvido no âmbito do projeto de licenciatura de Bioengenharia de Ana Rita Correia Manuel.

O trabalho foi orientado pela docente do IPP Mónica Vieira Martins e realizado em parceria com o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

Neste trabalho, desenvolveu-se software para cálculo automatizado e otimizado do volume da tiróide em imagens de Medicina Nuclear. Essa informação é de grande utilidade para os clínicos, pois é a partir dela que determinam a dose de fármaco que deverá ser prescrita a cada doente com hipertiroidismo.

Depois dos testes experimentais, o sistema vai agora entrar em testes clínicos, também numa parceria entre as duas instituições.

Espera-se que este trabalho permita aos médicos de Medicina Nuclear estimar com maior exatidão o volume da tiróide de cada paciente com hipertiroidismo, e consequentemente, conduzir a taxas de cura ainda mais elevadas.