foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:Nacional de Corta-Mato Escolar junta mais de mil jovens de todo o país

Mais de mil jovens de todo o país, vão participar, sábado, no Nacional de Corta-Mato Escolar, que será feito em paralelo com as provas do Desporto Federado e do Universitário, realizando-se pela primeira vez em Portalegre e no Alentejo.

O programa arranca às 09:30 e termina cerca das 13:00, na zona industrial de Portalegre, e para além dos Corta-Matos do Desporto Escolar, inclui também os Corta-Matos Nacionais Curtos da Federação Portuguesa de Atletismo e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica do Desporto Universitário.

De acordo com, Paulo Gomes, da Direção Geral de Educação, no presente ano letivo, o Corta-Mato Nacional Escolar contará com a presença de aproximadamente 1200 alunos e professores e surge na sequência da realização de duas fases competitivas anteriores que envolveram aproximadamente 300 mil alunos em todo o país.

O mesmo responsável afirmou ainda que esta sétima edição do Corta Mato Nacional Escolar “ficará na história”, por ser a primeira vez que se realiza no Alentejo.

A abrilhantar este Nacional vão estar muitos atletas do pódio nacional e mundial, tendo já confirmada a sua presença em Portalegre Manuel Damião e Dulce Félix, Campeões Nacionais de Corta-Mato; Vanessa Fernandes, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas`2004, Rui Silva, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas`2004; Hélio Gomes, 4.º classificado na prova dos 1500m Europeus em Helsínquia`2012.

A organização do Nacional de Corta-Mato Escolar é da Divisão de Desporto Escolar da Direção Geral da Educação e conta com o apoio da Câmara de Portalegre, Federação Portuguesa de Atletismo, Associação Distrital de Atletismo de Portalegre, Agrupamento de Escolas do Bonfim, Escola Secundária de S. Lourenço e Escola Básica José Régio.

Gabriel Nunes