foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Arronches inaugura Lar "Pracachopos" e cria 26 postos de trabalho

A vila de Arronches inaugurou esta segunda-feira o novo lar de Infância e Juventude denominado “Pracachopos”. Um projeto pioneiro e inovador em Portugal, com capacidade para institucionalizar 20 crianças entre 12 e os 18 anos.

O projeto do lar “PraCachopos” surge de uma parceria entre a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre e da autarquia local.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, o investimento feito na instituição ultrapassou um milhão e cem mil euros, onde a autarquia investiu mais de duzentos mil euros.

Fermelinda Carvalho congratulou-se ainda pelo facto da nova infraestrutura ter criado 26 postos de trabalho, 25 dos quais pertencem a pessoas naturais daquela vila alentejana.

O Lar de Infância e Juventude “PraCachopos”, é da responsabilidade da Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, instituição particular de solidariedade social.

João Cortes, vice-presidente da direção da instituição admitiu que “é uma grande responsabilidade para Arronches este novo projeto”.

O responsável sublinhou ainda que o lar de infância tem já cinco crianças institucionalizadas, que estavam em situação de risco familiar.

O novo Lar de Infância e Juventude de Arronches, foi inaugurado pelo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco Costa.

O governante, no seu discurso enalteceu a importância deste projeto, pois considera que a “área social é determinante para o futuro do país”.

O diretor da Segurança Social de Portalegre, João Carlos Laranjo, disse que “Arronches tem agora uma resposta social inovadora, que vai ser aplicada ao resto do país”.

O Lar “PraCachopos” é uma resposta social de âmbito nacional, ou seja, irá receber jovens oriundos de todas as regiões do país.

Susana Mourato