foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Uma Rádio feita de passado, presente e futuro sempre a pensar em si

Portalegre:Ministro da Administração Interna garante continuidade da formação da GNR na cidade mas descarta construção de um novo quartel

O ministro da Administração Interna asseverou hoje que o Centro de Formação da GNR vai manter-se em Portalegre, mas descartou a construção de uma infraestrutura de raiz, na cidade, para ministrar cursos aos jovens que querem ingressar na corporação.

Em declarações aos jornalistas, em Portalegre, no final do juramento de bandeira de 177 guardas provisórios do curso de formação de 2014, Miguel Macedo, garantiu que a Escola da GNR na Figueira da Foz também vai continuar a funcionar, embora orientada para outro tipo de formação.

O Centro de Formação de Praças da GNR em Portalegre está situado no Quartel do Convento de São Bernardo, mas há vários anos que é esperada a construção de um novo quartel.

Confrontado com a necessidade de uma nova infraestrutura para ministrar os cursos de formação da GNR, em Portalegre, o ministro da Administração Interna, foi perentório em referir que não prevê que nos próximos 3 a 4 anos haja condições para fazer um investimento dessa envergadura.

Contudo, Miguel Macedo, disse que isso não significa que não se façam melhoramentos, nas atuais instalações da Escola da GNR de Portalegre.

Os 177 alunos que prestaram hoje juramento de bandeira em Portalegre ingressaram no curso sem cumprir serviço militar. O curso é frequentado por 440 guardas provisórios, que deverão realizar o compromisso de honra em novembro.

A formação de guardas em Portalegre iniciou-se em 1985, tendo já sido formados naquela escola mais de 15 mil soldados da Guarda Nacional Republicana.

Gabriel Nunes