foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Uma Rádio feita de passado, presente e futuro sempre a pensar em si

Portalegre:ministro da economia aponta para a criação de 10 mil postos de trabalho no interior do país através do Programa Valorizar

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, prevê que sejam apoiadas até cinco mil empresas e gerados cerca de 10 mil postos de trabalho, no interior do país, com a criação do Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, dotado de um fundo de 38,5 milhões de euros.

Esta medida é uma das apostas do Programa Valorizar, que foi apresentado, esta quarta feira, em Portalegre, e que visa a implementação de um conjunto de politicas de estimulo à atividade económica produtiva de base regional e local, que favoreça o investimento empresarial, o emprego e a competitividade.

Álvaro Santos Pereira revelou ainda que o Programa Valorizar disponibiliza uma linha de financiamento de 200 milhões de euros destinada ao investimento empresarial, para financiamento da contrapartida nacional privada.

O Programa Valorizar, para o período 2014/2020, deverá ter um custo total de aproximadamente 256 milhões de euros, sendo mobilizados recursos do FEDER integrados nos Programas Operacionais Regionais Norte, Centro, Alentejo e Algarve e do Programa Operacional de Assistência Técnica FEDER, e ainda recursos do empréstimo-quadro do Banco Europeu de Investimento (BEI).

As candidaturas ao Valorizar terão início a 15 de fevereiro e prolongam-se por todo o ano. São elegíveis investimentos a partir dos cinco mil euros e parte do apoio é a fundo perdido.

Gabriel Nunes/Susana Mourato