foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Castelo de Vide:autarquia preparada para construir museu para expor acervo do capitão de Abril Salgueiro Maia

A Câmara de Castelo de Vide, detentora do espólio de Salgueiro Maia, mostrou-se hoje empenhada e preparada para construir um museu municipal naquela vila alentejana para expor o acervo do capitão de Abril.

Contudo, o presidente do município, António Pita, considera que pelo que Salgueiro Maia e o 25 de Abril representam para o país, o museu deveria ser financiado pelo Governo e integrar a Rede Nacional de Museus.

A Câmara de Castelo de Vide assinala sexta feira os 40 anos da Revolução dos Cravos com a inauguração de uma mostra do espólio pessoal doado por Salgueiro Maia ao município, que ficará patente ao público na Praça de Armas do castelo da vila.

Entre as peças expostas figurará o célebre megafone com que em 25 de Abril, no Largo do Carmo, o então capitão Maia intimou Marcello Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.

A exposição “Salgueiro Maia - apontamentos biográficos de um herói de Abril castelo-vidense” será inaugurada pelas 11:45. Seguir-se-á a assinatura da Carta de Compromisso entre a Câmara de Castelo de Vide, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Direção Regional da Cultura do Alentejo para a criação do futuro Museu de Cidadania Salgueiro Maia, no qual serão integradas as peças agora expostas.

Gabriel Nunes/Susana Mourato