foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Campo Maior:perto de 50 jovens representam o alentejo no Campeonato das Profissões SkillsPortugal no Porto

Quarenta e cinco jovens do Alentejo vão demonstrar os seus talentos profissionais na fase nacional de apuramento do Campeonato das Profissões SkillsPortugal, que vai decorrer entre os dias 25 e 30 de maio, na cidade do Porto.

O certame, conta receber a visita de milhares de jovens de todo o país, na sua maioria  estudantes  e  envolve  a  participação  de  cerca  de  400  concorrentes  e  264  jurados,  em  50  profissões, oriundos das 07 regiões de Portugal.

Os jovens do Alentejo que vão a concurso adquiriram formação em diversas instituições da região, nomeadamente escolas, centros de emprego, academias de formação e empresas.

Os concorrentes alentejanos vão competir em 26 profissões que vão desde contabilidade e gestão até pastelaria, passando por pintura e decoração em construção civil, animação 2D/3D, soldadura, tecnologia de energias renováveis, serviço de mesa e serralharia civil, entre outras.

O evento foi apresentado esta quarta feira no Centro de Ciência do Café, Campo Maior onde esteve presente o Delegado Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Palma Rita.

Aos jornalistas, Palma Rita, explicou que o objetivo da representação alentejana é o de conseguir que seja selecionado o maior número possível de jovens para participarem na próxima edição do Euroskills, em outubro deste ano, em Lille (França), ou no Worlskills, em São Paulo (Brasil), em agosto de 2015.

Sendo um exemplo para todos os jovens, devido à sua história de vida e sucesso profissional ao longo de mais de 50 anos, o patrão da Delta, Rui Nabeiro, teve a “missão” de incutir e aconselhar os jovens, que participam no campeonato, através de um discurso recheado de palavras de esperança.

Os campeonatos das profissões iniciaram-se em 1950, com a disputa, em Madrid, dos primeiros campeonatos internacionais entre Portugal e Espanha, nos quais participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões.

Gabriel Nunes/Susana Mourato