foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

33ª Baja Portalegre 500 - ouça tudo sobre a prova rainha do Todo-o-Terreno nacional nos dias 25 e 26/10 nas emissões especiais da Rádio Portalegre

Nisa:Câmara "perplexa" com encerramento das escolas de Alpalhão e Tolosa

A Câmara Municipal de Nisa está contra a decisão do Ministério de Educação de encerrar as escolas do 1º ciclo de Tolosa e de Alpalhão, argumentando que “encerrar estabelecimentos que asseguram as condições lúdico-pedagógicas é um caminho errado na reorganização da rede escolar”.

Em comunicado enviado à Rádio Portalegre, a presidente daquele município, Idalina Trindade, refere que foi com “perplexidade” que tomaram conhecimento da inclusão das escolas de Tolosa e Alpalhão na listagem de escolas a encerrar naquele concelho alentejano.

No documento Idalina Trindade acrescenta que todas as reuniões realizadas entre a autarquia e a delegação regional de Educação do Alentejo tiveram como pressuposto a manutenção em funcionamento dos dois estabelecimentos de ensino em causa.

A autarca socialista alerta ainda que a obra do centro escolar de Nisa ainda não se encontra concluída e que os concursos públicos para a empreitada dos respetivos arranjos exteriores, bem como para o fornecimento do material informático, escolar e didático ainda se encontram a decorrer, “sendo impossível que no início do próximo ano letivo o novo equipamento esteja em condições de funcionar na sua plenitude”.

Segundo a presidente da Câmara de Nisa estão matriculados na escola de Alpalhão 35 alunos, enquanto o estabelecimento de ensino de Tolosa é frequentado por 23 crianças. Estes números não incluem as crianças inscritas no pré-escolar.

Gabriel Nunes