foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

33ª Baja Portalegre 500 - ouça tudo sobre a prova rainha do Todo-o-Terreno nacional nos dias 25 e 26/10 nas emissões especiais da Rádio Portalegre

Portalegre:projeto "Cidades Amigas dos Estudantes" para contrariar um dos maiores flagelos da região "o despovoamento"

A criação de condições para atrair e fixar jovens na região do Norte Alentejano é o desígnio principal do 

projeto “Cidades Amigas dos Estudantes, apresentado hoje em Portalegre.

Em declarações aos jornalistas, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Joaquim Mourato, desafiou as entidades públicas e privadas a associarem-se ao projeto, “disponibilizando benefícios” para os estudantes da instituição.

De acordo com Joaquim Mourato do somatório desses benefícios pode resultar “uma oferta diferenciadora”, criando condições para a atração e fixação de jovens nesta região.

O mesmo responsável sublinhou que “a iniciativa pode contribuir para contrariar um dos maiores flagelos desta região, o despovoamento”.

As câmaras municipais de Portalegre e de Elvas, cidades onde estão sedeadas escolas do Instituto Politécnico de Portalegre, responderam afirmativamente ao desafio lançado pelo presidente do IPP.

No caso de Portalegre, a presidente da autarquia, Adelaide Teixeira, revelou que o município decidiu implementar o cartão “É Bom Estudar em Portalegre”, através do qual os estudantes do IPP podem usufruir de descontos nas taxas de acesso e utilização em serviços e equipamentos da Câmara Municipal.

Outras das medidas passam pelo alargamento da concessão de bolsas de estudo e prémios de mérito a atribuir aos alunos, bem como a implementação de estágios curriculares de curta duração para estudantes do IPP, nos serviços do município, bem como de um Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem.

Quanto à Câmara de Elvas, o presidente da autarquia, Nuno Mocinha, anunciou a criação do cartão de estudante do Ensino Superior “Smart Jovem”, que permitirá aos alunos do IPP descontos, que poderão chegar aos 50 por cento, em bens e serviços municipais, bem como em lojas ou empresas que venham a aderir à iniciativa.

A autarquia vai ainda implementar, nos serviços do município, estágios extracurriculares de curta duração, igualmente destinados a estudantes do IPP.

Gabriel Nunes/Rui Canatário

 

(Joaquim Mourato - Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre) 

 

 

(Adelaide Teixeira - Presidente da Câmara Municipal de Portalegre) 

 

(Nuno Mocinha - Presidente da Câmara Municipal de Elvas)