foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre é a segunda capital de distrito do país com a maior divida per capita

Portalegre é a segunda capital de distrito do país com a maior divida per capita, apresentando em 2013, um encargo de 1760 euros por cada habitante.

No indicador per capita, entre as capitais de distrito, Portalegre só é superado por Aveiro, onde cada habitante deve 1830 euros, bem acima da média nacional que não ultrapassa os 900 euros.

Os dados constam do novo Portal da Transparência Municipal, um site lançado pelo Governo na segunda-feira, que divulga mais de cem indicadores por município. 

Com base nos dados da dívida de todas as câmaras é possível perceber que Portalegre é de longe o município do Alto Alentejo que mais deve.

A câmara liderada por Adelaide Teixeira tem a cargo uma dívida de cerca de 42,5 milhões de euros, menos 03 milhões de euros do que no final de 2012.

A divida da Câmara de Portalegre assume maiores proporções quando comparada com a divida total dos outros catorze municípios do Alto Alentejo que é de cerca de 44 milhões de euros, apenas mais 1,5 milhões que a capital de distrito.

O segundo município com a maior divida no distrito de Portalegre é Nisa com quase 08 milhões de euros, seguindo-se Sousel, com cerca de 05 milhões.

No extremo oposto estão Arronches, com uma divida total de quase 1,6 milhões de euros, Marvão (1,4 milhões), e Castelo de Vide, com 917 mil euros.

Gabriel Nunes