foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Gala 30 anos da Rádio Portalegre dia 31 de Outubro no CAE de Portalegre - esteja atento às emissões da sua Rádio

Castelo de Vide:Andanças arranca segunda feira e espera atrair 19 mil pessoas

A edição de 2014 do Festival Internacional de Danças Populares – Andanças, que arranca, segunda feira, junto às margens da albufeira de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, tem como tema “Raízes”.

A iniciativa, promovida pela Associação para a Promoção da Música e Dança "PédeXumbo", com o apoio da Câmara de Castelo de Vide, vai decorrer entre até ao dia 10 de agosto, com entradas limitadas a 19 mil pessoas.

Em declarações à Rádio Portalegre, a coordenadora do Andanças, Ana Martins, referiu que o festival assenta em “quatro pilares”: a dança/música, o voluntariado, a comunidade e o ambiente/sustentabilidade.

O Andanças, que vai decorrer numa área de cerca de 25 hectares, dedica-se a promover a música e as danças populares e conta com o apoio logístico de mais de 600 voluntários.

O Andanças iniciou-se em Évora no ano de 1996 como uma pequena realização para cerca de centena e meia de participantes. Entre 1999 e 2010 realizou-se na aldeia de Carvalhais onde veio a desenvolver-se passando de um pequeno festival para um acontecimento de âmbito nacional com milhares de participantes.

Em 2011 a organização (Associação PédeXumbo) atravessando um período de reflexão interna acerca dos seus objetivos e princípios alternativos à sociedade de consumo, conclui a necessidade de reestruturação do Andanças realizando-o em formato mais pequeno, integrado no Festival Danças na Água, em Celorico da Beira.

Em 2013, o Andanças realizou-se pela primeira vez junto à albufeira de Póvoas e Meadas, em Castelo de Vide, onde se criou uma enorme infraestrutura para o evento.

Gabriel Nunes

 

(Ana Martins - Coordenadora do Festival Andanças)