foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Uma Rádio feita de passado, presente e futuro sempre a pensar em si

Futebol:Campeonato Distrital de Seniores de Portalegre começa no último fim de semana de setembro com apenas 10 equipas, menos duas que na temporada anterior

O Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), época 2014/2015, que arranca no fim de semana de 27 e 28 de setembro, conta com a participação de apenas 10 equipas, menos duas que na temporada anterior.

Em declarações a esta estação emissora, o presidente da AFP, Nuno Silva, disse que a quebra no número de clubes participantes no campeonato está relacionada com as dificuldades económicas que assolam o país.

Segundo Nuno Silva os clubes têm cada vez menos apoios e sócios pagantes, bem como menos patrocínios e subsídios provenientes das autarquias.

O dirigente perspetivou ainda uma época desportiva “exigente” e referiu que o facto de as equipas serem muito equilibradas ao nível do seu valor, “pode aumentar os problemas no que concerne às decisões de arbitragem”.

A primeira jornada do Campeonato Distrital de Seniores da AFP a disputar no último fim de semana de setembro envolve os seguintes embates: Estrela de Portalegre-Gavionenses, Crato-União de Sousel, Terrugem-Gafetense, e Montargilense-Monfortense.

O sorteio ditou ainda um Fronteirense-Mosteirense, na jornada inaugural do campeonato, mas o desafio será adiado para data a anunciar posteriormente, devido à participação da equipa de Mosteiros na Taça da Portugal.

O Campeonato Distrital de Seniores da AFP será disputado em duas fases. A 1ª fase que começa no último fim de semana de setembro termina a 15 de fevereiro e será disputada por 10 equipas, jogando no sistema de todos contra todos, a duas voltas.

Na 2ª fase, que começa no dia 1 de março e termina a 24 de maio, os cinco primeiros classificados da fase anterior vão disputar, entre si, o título de campeão da 1ª divisão distrital e consequente apuramento para o campeonato nacional de seniores, enquanto as equipas colocadas entre o 6º e o 10º lugares vão lutar pelo título de campeão da 2ª divisão distrital.

Em relação à Taça da Associação de Futebol de Portalegre, a primeira mão da primeira eliminatória está agendada para o dia 26 de outubro, sendo que a final da prova será disputada num único jogo no dia 3 de maio.

O jogo de atribuição da Supertaça Comendador Rui Nabeiro, que será disputado entre a equipa vencedora do campeonato da 1ª divisão distrital e a que conquistar a Taça da AFP, será realizado a 30 de maio.

Gabriel Nunes