foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rádio Portalegre, a Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Boas Festas - Feliz Natal

Manufatura de Tapeçarias de Portalegre é homenageada quinta feira em Lisboa com exposição de tapeçarias

A Manufatura de Tapeçarias de Portalegre vai ser homenageada, quinta feira, em Lisboa, com uma exposição de tapeçarias sobre obras de artistas como Almada Negreiros, Júlio Pomar e Lurdes Castro.

A mostra vai estar patente no Museu das Comunicações da Fundação Portuguesa das Comunicações e inclui ainda tapeçarias inspiradas em trabalhos de Maria Helena Vieira da Silva, Joana Vasconcelos, Cruzeiro Seixas, e Eduardo Nery, entre outros.

A Manufatura de Tapeçarias de Portalegre foi criada em 1947 pela iniciativa de dois amigos, Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro.

Ambos decidiram abrir um ateliê de tapetes com base num ponto inventado pelo pai de um dos empresários, Carmo Peixeiro, quando era estudante têxtil em Roubaix, na França.

Na época, o mercado das tapeçarias era dominado pela França e pela Flandres, mas os dois empresários portugueses conseguiram consolidar a produção de tapetes de Portalegre e torná-los conhecidos a nível mundial.