foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rádio Portalegre, a Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Boas Festas - Feliz Natal

“A terra treme” na próxima segunda-feira

A terra vai tremer, na próxima segunda-feira às 10h13, e a população deve estra preparada para agir. Não é real, trata-se de um exercício de preparação dos cidadãos para o risco sísmico, ocorrência que não tem data marcada mas que pode acontecer quando menos se espera.

Pelo segundo ano consecutivo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) convida toda a população a participar no exercício denominado “A terra treme”, onde quer que esteja, nas escolas, empresas, em centros comerciais ou em casa.

Baixar-se, para evitar uma queda, proteger a cabeça e o pescoço e abrigar-se sob uma mesa sólida e lá permanecer até que a terra pare de tremer, são gestos simples, mas fundamentais para garantir a segurança, segundo disse à RP, João Pedro Costa, do Comando Distrital de Operações e Socorro de Portalegre.

No dia 13 de Outubro, pelas 10h13 a campanha da ANPC pede a quem queira participar que execute os três gestos que protegem.

No ano passado, a iniciativa “A Terra Treme” mobilizou cerca de 100 mil pessoas.

A data escolhida coincide com o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. 

Carla Aguiã