foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Elvas:maioria dos monumentos da cidade passa a estar aberta ao público os sete dias da semana

A maioria das igrejas do centro histórico de Elvas e o Castelo daquela cidade alentejana, classificada Património Mundial, vão passar a estar abertos ao público durante os sete dias da semana, proporcionando uma maior oferta turística.

O alargamento dos horários de abertura dos diversos monumentos da cidade elvense foi colocado “preto no branco” com a assinatura de um protocolo entre o município local, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Santa Casa da Misericórdia, Ordem Terceira de São Domingos e paróquias do Salvador, Alcáçova, Assunção e Caia e São Pedro.

Segundo a vereadora, Elsa Grilo, o alargamento dos períodos de abertura dos monumentos em causa será assegurado por 31 jovens, integrados no Programa de Ocupação Municipal dos Tempos Jovens, e implica um investimento anual de cerca de 90 mil euros.

As fortificações de Elvas foram classificadas, em junho de 2012, como Património Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

A candidatura da classificação das fortificações abrangia vários monumentos , nomeadamente os fortes de Santa Luzia, do século XVII, e da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, além do Aqueduto da Amoreira.

Gabriel Nunes/Susana Mourato