foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:as duas pessoas que morreram no hospital local com gripe A eram oriundas dos concelhos de Nisa e Sousel

Dois homens, de 54 e 56 anos de idade, residentes, respetivamente em Nisa e em Santo Amaro, morreram nos últimos dias no hospital de Portalegre com Gripe A.

Segundo António José Miranda, administrador da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), os dois indivíduos que “padeciam de outras patologias graves”, faleceram com Gripe A, embora num dos casos ainda estejam a aguardar a confirmação laboratorial de infeção do subtipo H1N1.

António Miranda explicou que os dois homens, que aparentemente não estariam vacinados contra a Gripe A, viviam sozinhos, e “quando procuraram os serviços de saúde já estavam num estado muito avançado da doença”.

A vítima, que residia na vila de Nisa, deu entrada na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital de Portalegre, no dia 05 de fevereiro, com um quadro de insuficiência respiratória grave, necessitando de ventilação assistida, tendo morrido dois dias depois em “falência multiorgância”.

A outra vítima, que morava na aldeia de Santo Amaro, em Sousel, tinha antecedentes de distrofia muscular, e ingressou na UCI do hospital de Portalegre a 10 de fevereiro com um quadro de insuficiência respiratória grave, necessitando de ventilação assistida, acabando por morrer sete dias depois, por “hipoxémia grave e choque”

Este ano já morreram em Portugal quatro pessoas por causa da Gripe A.

 Gabriel Nunes