foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rádio Portalegre, a Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Boas Festas - Feliz Natal

A diabetes mata mais no Alentejo

A Diabetes foi a quinta causa de morte em Portugal em 2013.

No ano passado, mais de quatro mil e quinhentas pessoas morreram devido a esta doença que assume maiores proporções no Alentejo, com mais de 60 óbitos por 100 mil habitantes.

Em declarações à Rádio Portalegre Pintão Antunes, da Unidade funcional da diabetes da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), explica que a elevada taxa de envelhecimento, a ausência de exercício físico e um regime alimentar desequilibrado, são os fatores que colocam o Alentejo como uma das regiões mais afetadas pela diabetes.

Pintão Antunes falava à Rádio Portalegre, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes que se assinala esta sexta-feira.

O mesmo responsável lamenta a falta de informação sobre a diabetes e explica que a doença, não podendo ser evitada, pode “atrasar-se”  com a adoção de um estilo de vida saudável.

Segundo Pintão Antunes a diabetes, não controlada, revela-se fatal quando o doente atinge os sessenta anos de idade.

Dados do INE revelam que as doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas foram a quinta causa de morte em 2013, sendo que a diabetes representou cerca de 80% destes óbitos.

Carla Aguiã