foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Jogos do Norte Alentejano 2013:adesão dos municípios é a mais baixa de sempre

A adesão dos municípios à 12ª edição dos Jogos do Norte Alentejano (JNA), que arranca, sábado, em Castelo de Vide, é a mais baixa de sempre, contando apenas com a participação de 10 das 15 autarquias do distrito de Portalegre.

De fora da edição deste ano dos JNA ficam os municípios de Portalegre, Campo Maior, Marvão, Arronches e Monforte. Entre as autarquias que não participaram em 2012, assinala-se este ano o regresso de Castelo de Vide.

Segundo Daniel Carreiras, vereador na autarquia de Castelo de Vide, no ano passado não se associaram ao evento, entre outras razões, porque entenderam que era altura de repensar a forma de participação, argumentando que “a população não estava a valorizar o investimento que a autarquia estava a fazer nos JNA”.

Em declarações à Rádio Portalegre, Duarte Claudino, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), entidade organizadora dos JNA, referiu que esta quebra na adesão dos municípios fica a dever-se a questões de ordem “orçamental ou opcional” das autarquias.

Duarte Claudino adiantou que a edição deste ano vai envolver a participação de mais de três mil pessoas, nas mais diversas modalidades que o evento oferece, nomeadamente, e entre outras, futsal, ténis de mesa, tiro-ao-alvo, hidroginástica, sueca, malha e caminhadas.

O mesmo responsável sublinhou que o evento, que visa a promoção do desporto e da saúde, conta também com atividades dirigidas às pessoas com deficiência.

O regresso do futsal ao grupo das modalidades que fazem parte da edição deste ano dos Jogos do Norte Alentejano, apresentada, hoje, em Castelo de Vide, foi um dos pontos destacados pelo presidente da CIMAA.

Armando Varela, sublinhou ainda o incremento da cooperação transfronteiriça no evento, afirmando que a prática da atividade desportiva é um instrumento que deve ser aproveitado para reforçar as relações com a vizinha Espanha.

O festival de encerramento da 12ª edição dos Jogos do Norte Alentejano está agendado para o dia 14 de julho em Elvas.

Gabriel Nunes/Susana Mourato