foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Alentejo2020

Chuvas dos últimos dias fizeram disparar nível da água da albufeira do Caia de 58 para 73 por cento

As chuvas que caíram nos últimos dias fizeram disparar o nível da água na albufeira do Caia de 58 para 73 por cento da sua capacidade de armazenamento, estando já garantidas as campanhas de rega de 2013 e 2014.

Segundo o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Aristides Chinita, a albufeira apresenta atualmente 138 milhões de metros cúbicos de água, sendo que o nível pleno de armazenamento é de aproximadamente 190 milhões de metros cúbicos.

Aristides Chinita admitiu, caso continue a chover com a intensidade dos últimos dias, serem obrigados a fazer descargas no final deste mês.

O mesmo responsável adiantou que as reversas atuais de água na albufeira do Caia permitem assegurar as campanhas de rega este ano e no próximo.

A campanha no perímetro de rega do Caia, que abrange mais de sete mil hectares de terrenos, começa habitualmente no final de março ou princípio de abril, dependendo das temperaturas.

O regadio serve, sobretudo, o olival, pomares, milho, tomate e trevo, assim como atividades hortícolas de pequena dimensão, nos concelhos de Elvas e Campo Maior.

Gabriel Nunes