foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

Alentejo2020

Parlamento Europeu vota hoje reforma da PAC

A sessão plenária do Parlamento Europeu que começou ontem em Estrasburgo é dominada pela votação de propostas de reforma da PAC, do reforço da supervisão orçamental na zona euro, e pelo debate sobre o próximo Conselho Europeu.

Hoje, os eurodeputados vão votar quatro propostas legislativas sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2014-2020 - o eurodeputado socialista Luís Capoulas Santos é relator de duas -, que dizem respeito aos pagamentos diretos aos agricultores, à organização comum de mercado, ao desenvolvimento rural e a um regulamento horizontal sobre o financiamento, a gestão e o acompanhamento da PAC.

Segundo o eurodeputado socialista Capoulas Santos, as propostas de compromisso para a futura reforma da PAC poderão vir a representar um reforço de cerca de 350 milhões de euros para Portugal entre 2014 e 2020.

Na sessão plenária será também votado o número de eurodeputados que cada país vai eleger nas eleições europeias de 2014, na sequência da adesão da Croácia à União Europeia, agendada para 01 de Julho próximo.

De acordo com a proposta da Comissão dos Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu, que vai a votos na quarta-feira, Portugal deverá eleger menos um eurodeputado nas próximas eleições europeias, passando a ter um total de 21 em vez dos actuais 22.

José Nabo/Estrasburgo
Radio Portalegre