foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Portalegre:Doces Conventuais "adoçam" a cidade até domingo

O Secretário de Estado da Alimentação congratulou-se com o facto da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre ser um certame “qualificado”.

Nuno Vieira e Brito que falava na inauguração da 15ª edição da Feira, que decorre até domingo no Mosteiro de S. Bernardo em Portalegre, sublinhou que “é importante que se mantenha a genuinidade dos produtos”.

O membro do Governo destacou que “a autenticidade do produto permite ao produtor criar valor e notoriedade ao nível nacional e internacional”, sendo por isso uma forma de divulgar a gastronomia e neste caso dos doces conventuais.

São 40 os expositores de todo o país presentes no Mosteiro de São Bernardo, divididos pelas categorias de Doceiros Conventuais, Inovação na Doçaria, e Doçaria Tradicional.

Na abertura da 15ªedição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, foi inaugurada a exposição intitulada “Mosteiro de S. Bernardo – Como se o meu fosse teu…” com fotografias de José Fernando Pinheiro, portalegrense falecido há uma semana.

No seu discurso inaugural, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira fez questão de referir que a edição 2015 da Feira “é inteiramente dedicada ao grande e exemplar cidadão”.

No programa desta 15ª Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre destaca-se este sábado às 15:00 a atuação do Coro do Hospital de Magalhães Lemos, do Porto. Às 17:00 workshop de doçaria e uma hora mais tarde provas comentadas.

À noite às 21:00 at5uação da Escola de Artes do Norte Alentejano. As portas encerram às 23:00.

Domingo as portas abrem às 11:00 e ao longo do dia haverá ateliês “Mãos na Massa”. A Trupe Euterpe e o Grupo Teatro do Convento vão fazer a animação de rua ao longo da tarde.

O Grupo Portalegrense CAEP VOICES atua às 17:00.

O encerramento está marcado para as 20:00.

Susana Mourato