foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:Centro de Diálise comemora dia Mundial do Rim com ação de sensibilização

O Centro de Portalegre da Fundação Renal Portuguesa vai assinalar o Dia Mundial do Rim, sábado de manhã, entre as 9:00 e as 13:00, no Mercado Municipal com uma atividade de sensibilização que tem como objetivo esclarecer a população sobre a saúde dos rins.

De acordo com Maria José catalão, da organização, é "necessário sensibilizar a população para os fatores que influenciam negativamente a saúde renal".

Maria José Catalão, revelou ainda que os técnicos de saúde do Centro de Diálise de Portalegre vão realizar rastreios (glicémia, tensão arterial, IMC, perímetro abdominal) e prestarão esclarecimentos à população sobre os cuidados a ter na prevenção de doenças renais.   

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica e todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal.

À Rádio Portalegre a enfermeira Maria José Catalão, deixou alguns conselhos a ter em conta para evitar a doença renal, como a adoção de um estilo de vida saudável, beber muita água, não abusar do sal, fazer exercício físico, controlar a tensão arterial e a glicémia.

A doença renal pode atingir todas as faixas etárias, e em Portugal entraram aproximadamente cerca de 2200 novos doentes em tratamento de substituição da função renal durante o ano de 2011. Este número, que é um dos mais altos da Europa, deve-se essencialmente ao facto da população portuguesa ter uma prevalência para as doenças relacionadas com a diabetes e com a hipertensão arterial.

Susana Mourato