foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:presidente da câmara admite avançar com candidatura independente nas autárquicas de 2013

A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, admitiu hoje avançar com uma candidatura independente, depois do seu nome ter sido “chumbado” pela concelhia e distrital do PSD para encabeçar a lista do partido nas autárquicas de outubro.

Adelaide Teixeira, que assumiu a presidência da Câmara de Portalegre, em agosto de 2011, após a renúncia ao cargo de Mata Cáceres, disse que observou “sem surpresa” a escolha de Jaime Azedo para cabeça de lista do PSD, apesar de ter sido “previamente convidada” para o efeito.

A autarca explicou que “há alguns meses atrás” foi abordada no sentido de manifestar a sua disponibilidade para ser candidata pelo PSD, tendo percebido mais tarde que a concelhia do partido concordava com a sua candidatura na condição de que dois dos seus elementos ocupassem os lugares imediatos na lista à Câmara de Portalegre.

Adelaide Teixeira acusou ainda a concelhia social democrata de ter feito convites a outras personalidades, “inclusivamente de outras áreas partidárias”, para encabeçarem ou integrarem a lista do PSD, antes de aceitarem a sua candidatura.

Apesar de a sua candidatura ter sido rejeitada pela concelhia e distrital do PSD, Adelaide Teixeira assegurou que vai manter-se em funções, como presidente da Câmara Municipal de Portalegre, até ao final do presente mandato.

A autarca referiu que se recusa a alinhar em “jogos de protagonismos individuais ou em esquemas de projetos pessoais”, colocando em primeiro lugar a defesa dos interesses da autarquia e dos seus trabalhadores e do concelho.

A Concelhia do PSD de Portalegre aprovou, segunda feira, o nome do médico, Jaime Azedo, para candidato à presidência da Câmara de Portalegre nas próximas eleições autárquicas, deixando cair a candidatura da atual presidente do município, Adelaide Teixeira.

A estrutura local do PSD tinha aprovado a candidatura de Adelaide Teixeira, mas divergências entre a autarca e a concelhia do partido quanto à composição da lista, levaram os social democratas a optar por Jaime Azedo.

António Jaime Correia Azedo, de 63 anos de idade, desempenhou o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Portalegre, durante dois mandatos, 2001/2005 e 2005/2009, eleito nas listas do PSD.

Gabriel Nunes