foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Gavião:Obras de reabilitação e reforço estrutural da centenária ponte metálica de Belver com arranque previsto para setembro

Resultado de imagem para ponte belverAs obras de reabilitação e reforço estrutural da centenária Ponte Metálica de Belver na Estrada Nacional 244, em Gavião, deverão arrancar em setembro, e implicam um investimento de cerca de dois milhões de euros, suportado pela Infraestruturas de Portugal.

Segundo o vice presidente da Câmara de Gavião, António Severino, o contrato para a execução da obra já foi assinado pela Infraestruturas de Portugal e enviado para o Tribunal de Contas a fim de obter o Visto Prévio, após o qual terão inicio os trabalhos.

António Severino revelou que a intervenção tem como objetivo a reabilitação, reforço estrutural, a pavimentação e o alargamento do tabuleiro, que vai permitir a criação de uma faixa de rodagem de 6 metros e passeios dos dois lados com 1,2 metros.

Serão também executados trabalhos de limpeza geral da ponte, reparações na estrutura metálica e nas juntas dos pilares e encontros, a substituição de elementos danificados e a colocação de enrocamento no leito do rio em torno dos pilares.

O autarca adiantou que o prazo de execução da obra é de 300 dias, sendo que a partir de meados de outubro a ponte estará encerrada ao trânsito.

A intervenção na ponte sobre o Rio Tejo, que liga Gavião a Belver, no distrito de Portalegre, era para ter sido iniciada em 2012, mas devido à rescisão do contrato entre a empresa adjudicatária da obra e a então denominada Estradas de Portugal os trabalhos não se chegaram a iniciar.

Gabriel Nunes/Susana Mourato