foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Constância/Festas Boa Viagem:embarcações engalanadas e ruas floridas proporcionam espetáculo de cor e rara beleza

Mais de 50 embarcações, representativas de vários municípios ribeirinhos do Tejo, vão receber a bênção de Nossa Senhora da Boa Viagem, segunda feira, no Dia do Concelho de Constância.

Os barcos engalanados e os tripulantes trajados a rigor em cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere, proporcionam um espetáculo de cor e beleza, enquanto em terra a procissão percorre as ruas da vila, que em tempos terá sido “berço” de Camões.

As ruas floridas, com flores de papel, são outra das características das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que arrancam sábado, na “vila poema”.

Quanto à animação musical, este ano, fica a cargo de Ana Lains, Fernando Pereira e Amor Electro, entre outros.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Constância, Máximo Ferreira, revelou que o orçamento das festividades é de cerca de 112 mil euros, metade do que dispunham há dois anos atrás, mas assegurou que isso “não implica menos qualidade”.

Vem do século XVIII a devoção da vila de Constância à Nossa Senhora da Boa Viagem, época em que foi construído, na atual Igreja Matriz, o altar onde se colocou a imagem que continua a sair na procissão para abençoar barcos e homens na Páscoa.

Gabriel Nunes/Susana Mourato