foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre 30 Anos de Emissões Regulares

Domingo, 17/02, assista à Tarde Desportiva a partir das 14h00 com os relatos dos jogos: Crato-Terrugem, Eléctrico-Mosteirense e Portalegrense-Gavionenses

Páscoa em Portalegre é sinónimo de amêndoas

Pela altura da Páscoa os paladares aguçam-se para a prova das habituais amêndoas. Em Portalegre esta tradição ganha um novo ânimo com as típicas amêndoas “brancas” e de chocolate que só aqui são fabricadas.

Em nome da tradição familiar e com "amor e dedicação", a família Vintém continua a produzir as tradicionais amêndoas de Portalegre, cuja base da confeção baseia-se num processo “moroso”, constituindo um “cartão-de-visita” de Portalegre.

Este produto típico da região de Portalegre, elaborado de forma artesanal há cerca de um século pela família de Joaquina Vintém, conquistou, ao longo dos anos, "um vasto mercado", tendo adquirido uma percentagem significativa de clientes de norte a sul do país.

Joaquina Vintém é a responsável pela continuidade do fabrico destes doces que só em Portalegre se podem encontrar, sendo a única doceira deste género na cidade.

A tradição das “Amêndoas de Portalegre” perdura intacta no tempo pela passagem da receita original por várias gerações da sua família "que foi, desde sempre, a única a fazer amêndoas”. Joaquina Vintém revelou que o segredo das amêndoas é serem feitas “com amor e dedicação”. A empresária portalegrense afirmou ainda que “até que possa vou sempre fazer as amêndoas”.

Produzidas à base de amêndoas provenientes de amendoeiras da região norte, o doce é confecionado em duas caldeiras aquecidas (género betoneiras).

Susana Mourato