foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre:presidente do IPP alerta que instituição chegou ao "limite"

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre alertou hoje que a instituição chegou ao limite e que é fundamental que o Governo, o quanto antes, elucide as instituições de ensino superior sobre o “plafond” que terão disponível para 2013.

Depois de anunciado mais um corte nas verbas do Orçamento de Estado (OE) para o Ensino superior em 2013, o Governo prometeu um reforço para garantir a sustentabilidade das Instituições.

Segundo Joaquim Mourato, até agora a prometida verba ainda não chegou e não se sabe quanto nem quando vai chegar.

 O também presidente do Concelho coordenador dos Institutos Politécnicos recordou que nos últimos três anos o IPP sofreu um corte de 24% nas verbas do OE e que a instituição tem desenvolvido vários esforços para fazer face às despesas.

Ouvido pela RP, Joaquim Mourato explicou que o orçamento do IPP para 2013 ronda os 13 milhões de euros e que o OE contribui com pouco mais de 50%, um total de 7,5 milhões.

O dirigente diz que o orçamento não chega para assumir os compromissos com o pessoal e que, caso o Governo insista com os cortes, poderá estar em causa o normal funcionamento da instituição.

Carla Aguiã