foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:professora Maria José Martins considera essencial a prevenção de maus tratos na infância

A professora Maria José Martins considerou hoje essencial a prevenção de maus tratos na infância, de forma a evitar consequências graves no desenvolvimento das crianças e dos jovens ao nível comportamental e de saúde.

A docente da Escola Superior de Educação de Portalegre integra a comissão científica das Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, que decorrem a partir de hoje e até sexta feira, naquele estabelecimento de ensino.

De acordo com Maria José Martins se não houver uma prevenção eficaz, os jovens e as crianças vítimas de maus tratos na infância, podem tornar-se em adultos “maltratantes e consumidores de substâncias tóxicas, e consequentemente sofrer de problemas de saúde”.

A conferência sobre o tema “Detetar o Abuso”, abre, esta quarta feira às 15:00, as jornadas, integradas no plano de atividades de um mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, que abriu no último ano letivo, na Escola Superior de Educação de Portalegre.

O Papel das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, o Sistema de Promoção e Proteção: Valores, Princípios e Missão, e Intervenção com Crianças e Jovens em Perigo em Portugal, são alguns dos temas que vão ser debatidos durante os três dias das jornadas.

Gabriel Nunes/Susana Mourato