foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Marvão:bombeiros portugueses e espanhóis testam tecnologia para combate a incêndios

Bombeiros portugueses e espanhóis vão testar, quarta feira, uma aplicação informática para melhorar a prevenção, eficácia e segurança no combate a incêndios, durante um simulacro de um incêndio florestal transfronteiriço na zona de Marvão e Valência de Alcântara.

A aplicação informática designada SATFOR está a ser desenvolvida pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Portalegre, em conjunto com outros parceiros espanhóis, nomeadamente o Centro de Investigação Florestal de Lourizán.

Segundo a investigadora e coordenadora do projeto, Susana Dias, as ferramentas criadas no âmbito do SATFOR, podem ser aplicadas utilizando telefones móveis com localizador GPS associado, tablets e smartphones.

O exercício envolverá equipas de combate ao fogo de Espanha e de Portugal, distribuídas por uma área de aproximadamente 940 hectares, num raio de 15 quilómetros, que obedecerão às instruções do Posto de Comando Português e Espanhol, localizados nos antigos postos transfronteiriços.

Vai ser simulado um incêndio florestal que se inicia em Valencia de Alcântara e que evolui favoravelmente com a força do vento até à zona do Marvão, em Portugal, atravessando áreas populacionais e agrícolas.

No seguimento desta iniciativa será realizado um seminário com todos os envolvidos no simulacro e cujo objetivo será o de fazer o balanço do exercício.

Gabriel Nunes