foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:doces tentações invadem o Mosteiro de São Bernardo

Arranca hoje a 13ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que vai decorrer até domingo no Mosteiro de S. Bernardo.

Um concurso de licores e a exposição de Fotografia “Mosteiro de S. Bernardo – 495 anos de História”, de João José Bica, são as novidades da edição deste ano.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a QUALIFICA e com a Fundação Robinson, tem como objetivo valorizar e promover a cultura, a tradição e o património gastronómico português.

De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, o programa do evento integra ainda ateliers de doçaria, laboratórios de gosto e demonstrações ao vivo de doçaria.

A 13ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre conta ainda com o habitual Concurso de Doçaria Conventual, que irá eleger o melhor doce da feira, e animação de rua pelas associações culturais do concelho.

Em 2012, o certame contou com a participação de cerca de 40 doceiros enquanto este ano são 35.

De acordo com Ana Soeiro da QUALIFICA, o número de doceiros poderia ser superior, mas foram recusadas algumas inscrições devido há falta de qualidade dos produtos e por não respeitarem os critérios da feira.

Toucinho-do-céu, Lampreia de Amêndoa, Rebuçados de ovo, Manjar Branco, Queijo Dourado, Fartes, Leite Serafim, as boleimas de Portalegre, queijadas e bolos fintos, são alguns dos doces que os visitantes poderão adquirir durante os três dias da feira.

A inauguração da 13ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre está marcada para as 18horas.

Susana Mourato