foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Uma Rádio feita de passado, presente e futuro sempre a pensar em si

Nova nota de cinco euros entra em circulação a 02 de maio

A GNR está preocupada com a ocorrência de burlas, sobretudo a idosos, com a entrada em circulação, esta quinta feira, de uma nova nota de cinco euros.

A substituição de notas é já um dos “modos operandi” a que os burlões recorrem para enganar as suas vítimas, principalmente os idosos, convencendo-os que as antigas vão sair de circulação.

O tenente-coronel, Joaquim Figueiredo, explicou que durante algum tempo, as notas antigas de cinco euros vão circular a par das novas notas, que serão retiradas de circulação gradualmente e, em datas a anunciar com bastante antecedência.

O mesmo responsável alertou ainda que ninguém vai diretamente à casa das pessoas para fazer a recolha ou substituição das antigas notas de cinco euros.

A nova nota de cinco euros é a primeira da nova série «Europa» a entrar em circulação. As restantes notas irão sendo lançadas ao longo dos próximos anos e por ordem crescente de valor, ou seja, à de cinco seguir-se-á a nota de 10 euros e por aí em diante.

Esta segunda geração de notas de euro tem um reforço das medidas de segurança, incorporando novos e melhorados elementos, graças aos avanços tecnológicos que se deram desde a entrada em circulação da primeira série, há mais de 10 anos.

Gabriel Nunes/Susana Mourato