foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Marvão homenageia antigos contrabandistas da raia com "Percurso Internacional do Contrabando do Café"

A Câmara de Marvão anunciou hoje que vai promover, domingo, a 5ª edição do “Percurso Internacional do Contrabando do Café”, em homenagem aos antigos contrabandistas da raia.

Em declarações à Rádio Portalegre, o vereador, José Manuel Pires, revelou que a rota do contrabando do café na zona de Marvão foi recentemente considerada uma das melhores que existem na raia hispano-lusa.

O autarca adiantou que o percurso encontra-se devidamente marcado dos dois lados da fronteira, constituindo-se como o primeiro trilho internacional ibérico.

O “Percurso Internacional do Contrabando do Café” tem início às 8:30, junto à Igreja dos Galegos, onde os participantes podem saborear as migas de pão com “café do contrabandista”.

Segue-se um trajeto com cerca de dez quilómetros recriando as rotas do contrabando existentes na raia alentejana, que deverá durar até à hora de almoço, momento em que os participantes vão provar um cozido à portuguesa.

Em Marvão, tal como noutras localidades transfronteiriças, a prática do contrabando era de alto risco e, por essa razão, essa atividade era desenvolvida sobretudo durante a noite. As quadrilhas percorriam os trilhos acidentados e às patrulhas da guarda e dos carabineros cabia adivinhar qual a hora e o mapa que os contrabandistas utilizariam nessa noite.

Gabriel Nunes