foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Presidente NERPOR defende descida de IRC nas regiões do interior

O presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge Pais, defende que as regiões do interior sofram uma redução na taxa de IRC, como forma de ajudar os empresários que pretendem apostar nesta região.

O ministro da Economia quer baixar já o IRC para novos projetos de investimento para 10% contra os atuais 25%, Jorge Pais considera a medida “positiva”, mas defende que, á semelhança do que já aconteceu no passado, a região do interior sofra uma “discriminação positiva”, e haja por isso uma redução nas taxas de IRC para estas zonas.

O ministro da Economia insiste na urgência de uma redução do IRC para atrair mais investimento e não quer esperar pela reforma do imposto lançada pelo Ministério das Finanças.

De acordo com o Diário de Notícias, Santos Pereira não deixa cair a medida. Bruxelas até já terá dado a entender que vai autorizar em breve a descida do IRC para os 10 por cento.

A proposta inicial de Santos Pereira previa que esta redução só fosse aplicada a projectos superiores a 3 milhões de euros, mas para garantir a aprovação europeia a medida deverá ser alargada a todas as empresas que façam novos investimentos.

O ministro quer que a medida entre em vigor em breve e lembra que não terá impacto orçamental.

Já a reforma do IRC, que está a ser preparada pela nova comissão liderada por Lobo Xavier, só deverá entrar em vigor em 2014.

Susana Mourato