foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:Exportações nacionais para o Brasil aumentaram em 2012

O Chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Portugal, David Mota, revelou hoje que, em 2012, as exportações de Portugal para o Brasil aumentaram enquanto as exportações do Brasil para o nosso país diminuíram.

David Mota que falava à margem de um périplo, de dois dias, por empresas alentejanas, sedeadas nos distritos de Beja, Évora e Portalegre, admitiu que existem nichos de mercado que podem permitir o aumento das trocas comerciais entre os dois países.

Na bagagem, o brasileiro levou queixas dos empresários da região, sobretudo devido às dificuldades em colocar os seus produtos no mercado brasileiro.

A receita para as empresas alentejanas conseguirem entrar nos mercados do exterior foi dada pelo Diretor Regional da Economia do Alentejo.

De acordo com João Filipe de Jesus, “primeiro há que intensificar o foco relacional com a AICEP, depois criar mecanismos para ultrapassar os problemas burocráticos”.

A comitiva de representantes da Embaixada do Brasil em Portugal, chefiada por David Mota, iniciou o périplo pela região, na quinta feira, em Ferreira do Alentejo, com uma visita à empresa Cartoil, prosseguindo durante a tarde com deslocações às empresas Moura Fábrica Solar, em Moura, e Fundição de Évora.

Esta sexta feira deslocou-se às empresas Arqiled, em Mora, Catet, em Sousel, e Evertis Ibérica, em Portalegre, com um almoço de permeio, em Monforte.

Gabriel Nunes/José Nabo