foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre: “Cinco dias cinco quinzenas” apresenta gastronomia de Marvão na Escola de Hotelaria e Turismo

O azeite inaugurou, esta segunda-feira, a iniciativa denominada “Cinco dias cinco quinzenas”. O evento, inédito, junta a tradição gastronómica do concelho de Marvão à arte, inovadora, de cozinhar da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre.

“Cinco dias cinco quinzenas” oferece, durante esta semana, no restaurante de aplicação da EHT de Portalegre, pratos representativos das cinco quinzenas gastronómicas promovidas pelo município de Marvão, Comidas d’Azeite, o Cabrito e o Borrego, Bacalhau, Castanha e Caça.

A iniciativa, que junta saberes e sabores para afirmar e valorizar a gastronomia típica do concelho de Marvão, trouxe à EHT dois produtores do concelho alentejano.

António Nunes veio apresentar o azeite “Castelo de Marvão” que tem a pretensão de ser “o melhor do mundo” e Filipe Maridalho o pão de Santo António das Areias, ambos os produtos provenientes de empresas de cariz familiar, que ao longo dos tempos foram transmitindo ensinamentos de geração em geração.

O autarca de Marvão, Vítor Frutuoso, vê a iniciativa como um potencial de desenvolvimento para os produtores da região e para o turismo, através da afirmação do concelho como destino gastronómico de eleição e promoção da marca”Marvão bom gosto”

A diretora da EHT de Portalegre, Conceição Grilo, explicou que o evento pretende abranger outros concelhos do distrito de Portalegre e sublinhou a importância do mesmo para que os profissionais, do futuro, sejam conhecedores dos produtos regionais e se tornem seus embaixadores.

A iniciativa decorre, até sexta-feira, no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo. Durante o almoço, podem degustar-se receitas à base de azeite, carnes de caça, cabrito, castanha e bacalhau.

Carla Aguiã