foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre é a "capital da bioenergia" em Portugal entre quinta feira e sábado

Portalegre vai transformar-se na capital da Bioenergia em Portugal, a partir de quinta feira e até sábado, com a realização de uma mostra tecnológica e de um congresso internacional dedicados ao setor da bioenergia.

Denominado “Bioenergia Portugal”, o certame é organizado por várias entidades regionais, entre as quais a AREANATejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano), e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

A mostra tecnológica, que vai decorrer nos pavilhões do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), vai contar com a participação de mais de 50 expositores, oriundos de vários países da Europa.

De acordo com, Tiago Gaio, da AREANATejo, o objetivo principal que norteia este evento passa por “afirmar a região do Alto Alentejo como um ponto de discussão e de negócios em bioenergia”.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Armando Varela, diz que a bioenergia é um setor “importantíssimo”, no que respeita à competitividade das agroindústrias, por apresentar soluções para a redução dos custos com energia.

A Bioenergia Portugal vai decorrer em simultâneo com a Feira das Atividades Económicas de Portalegre (FERPOR), que regressa aos pavilhões do NERPOR depois de dois de interregno.

A FERPOR, que conta com a participação de mais de 60 expositores, realiza-se de quinta feira a domingo, e tem como objetivo promover os produtos produzidos na região do Alto Alentejo.

Segundo o presidente do NERPOR, Jorge Pais, a feira assume-se como um “instrumento de negócio”, destinado aos empresários regionais, num período de “grande retração” da economia nacional.

Gabriel Nunes