foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:inaugurados corredores ecológicos de Alegrete destinados ao birdwatching

Os corredores ecológicos de Alegrete distribuídos por percursos que perfazem 1,8 quilómetros por paisagens diversificadas daquela freguesia do concelho de Portalegre, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, foram inauguradas esta quarta feira.

De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, a alavanca de todo o projeto foi o birdwatching, e tem como objetivos principais, além da preservação da natureza, a atração de turistas e a promoção do património natural.

A gestão do projeto foi entregue à associação “Naturgrafia”, com sede na freguesia de Reguengo, que o pretende dinamizar com a realização de workshops, atividades de campo, observação de aves e promoção da fotografia.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da associação, Bruno Calha, disse que todas as atividades que venham a ser desenvolvidas têm como objetivo principal, sensibilizar as pessoas para a conservação e preservação da natureza.

Os corredores ecológicos de Alegrete estão distribuídos pela encosta de São Pedro, o vale onde se situa a Fonte em Baixo e o cume da serra e o Sítio do Pico, zonas onde a a biodiversidade é elevada e composta por espécies animais e vegetais de extrema importância ecológica.

Entre outras intervenções destaca-se o Centro de Apoio ao Birdwatching, a Torre das Rapinas e a Torre das Aves Ribeirinhas.

O Centro de apoio ao Birdwatching será o local de encontro, de receção dos caminhantes, de estudo, e de exposições, destacando-se ainda a Torre das Rapinas e a Torre das Aves Ribeirinhas.

No castelo de Alegrete poderão ser realizados workshops ao ar livre, relacionados com a observação da natureza.

Gabriel Nunes