foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Marvão:autarquia dá emprego a 25 jovens

Cerca de 25 pessoas do concelho de Marvão celebraram, hoje, contratos de trabalho com o município local. Os contratos celebrados ao abrigo dos Programas Património Ativo e Impulso Jovem, financiados a 100 por cento pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem a duração de um ano e o rendimento corresponde ao indexante dos apoios socias, cerca de 420 euros.

Segundo Luís Vitorino, vereador do município de Marvão, a taxa de desemprego no concelho alentejano, “não é assustadora” mas duplicou nos últimos meses atingindo atualmente cerca de duzentas pessoas.

Para a jovem Filipa, a assinatura deste contrato é a oportunidade de emprego pela qual espera há dois anos.

Licenciada em Serviço Social, a jovem vai agora iniciar a sua primeira experiência profissional depois de muita frustração, pelas respostas que não obteve às inúmeras candidaturas que apresentou em concursos que prometiam emprego.

O presidente do município de Marvão, Vítor Frutuoso disse estar ciente de que estes contratos não resolvem a vida de quem está desempregado, no entanto, o autarca considera que esta oportunidade pode funcionar como um impulso para outras soluções, nomeadamente o auto emprego.

Vítor Frutuoso afirmou ainda que o problema do desemprego no concelho de Marvão podia ser facilmente solucionado se as apostas no golf, na floresta e na agricultura não estivessem embargadas por burocracias impostas pelo poder central.

A assinatura dos contratos contou a presença do Secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque.

O governante considerou, “natural” a insatisfação do presidente da Câmara de Marvão, no entanto realçou que a assinatura destes contratos mostram que o Estado tem algum tipo de resposta para o desemprego.

 Carla Aguiã