foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:Festa dos Aventais, interrompida desde 2000, levou largas centenas de pessoas ao parque de campismo da Quinta da Saúde (c/vídeo)

A tradicional Festa dos Aventais, interrompida desde o ano 2000, levou, domingo, largas centenas de pessoas ao parque de campismo da Quinta da Saúde, em Portalegre.

Com dezenas de aventais em exposição, a festa foi complementada com folclore, um baile campestre, gastronomia e uma marcha de arcos e balões, que percorreu várias artérias da cidade de Portalegre.

O regresso da Festa dos Aventais foi impulsionado pelo Grupo Pró Portalegre. A jovem presidente da associação, Inês Fernandes, reconheceu que não tem grandes memórias das festividades, mas disse esperar que, o dia de ontem “marque o início de uma nova e longa tradição”.

O Grupo Folclórico e Cultural da Boavista colaborou na organização da Festa dos Aventais. Para o presidente desta associação, Joaquim Rebelo, o grupo deu corpo a um dos seus objetivos que passa pela divulgação e preservação dos usos e costumes de Portalegre.

Além de outras coletividades e associações de Portalegre, o regresso da Festa dos Aventais foi apadrinhado pelo município local.

Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da autarquia, Adelaide Teixeira, mostrou-se orgulhosa por ter sido possível reeditar a tradicional Festa dos Aventais.

Adelaide Teixeira considera que “um povo sem memória é um povo que anda à deriva”, como tal “devemos ter orgulho na nossa identidade e tradições”.

Gabriel Nunes