foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Portalegre:AREANATejo quer criar Associação Portuguesa de Biogás

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) anunciou hoje que deu início ao processo para a criação, em Portalegre, da Associação Portuguesa de Biogás.

Segundo Tiago Gaio, diretor da AREANATejo, um dos primeiros passos para a criação da Associação Portuguesa de Biogás foi dado durante a primeira edição da Bionergia Portugal.

O próximo passo é a participação da AREANATejo numa conferência europeia sobre biomassa e num workshop de biogás, organizados pela Associação Europeia de Biogás.

Tiago Gaio lembrou que Portugal está no pequeno grupo de países da União Europeia onde não existem associações de biogás, e nos quais o setor do biogás está pouco desenvolvido.

O biogás é um gás combustível, constituído em média por 60 por cento de metano e 40 por cento de CO2, que é obtido pela degradação biológica anaeróbica dos resíduos orgânicos. Em Portugal, uma questão que naturalmente se põe em relação ao biogás, é a avaliação da sua potencial importância no contexto das energias renováveis.

As áreas potenciais principais de produção de biogás, são as do sector agropecuário, da indústria agroalimentar, das ETAR’s municipais e dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Gabriel Nunes/Susana Mourato