foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Crato: Um festival que marca a agenda de visitantes, artistas e artesãos (c/som)

Foto de Rádio Portalegre.De música, artesanato e gastronomia se faz o Festival do Crato que arrancou, oficialmente, quarta-feira.

Até sábado milhares de pessoas rumam a esta vila do Alto Alentejo onde estão reunidas artes de todo o país. Este ano cumpre-se a 33ª feira de artesanato e gastronomia onde estão presentes um total de 95 stands.

Pelo terceiro ano consecutivo o artesanato e a gastronomia ocupam um espaço, junto ao coreto, de acesso livre, uma mudança que os expositores agradecem.

Segundo disse à Rádio Portalegre, Alexandrina Capão, responsável pela área dos expositores.

(Alexandrina Capão, responsável pela área dos expositores)

Nos stands presentes no certame encontra-se de tudo um pouco e a maioria dos artesãos participa no festival há vários anos porque, segundo dizem, é um gosto e é rentável.

Na área dedicada à gastronomia não podiam faltar os enchidos tradicionais do Alentejo, na esplanada de Hélder Silveira, desde cedo que os sabores da região começam a ser degustados.

Há sopas alentejanas, enchidos e grelhados para todos os gostos

Para regar os sabores do Alentejo os festivaleiros não tem poupado no consumo de cerveja.

Doze mil litros já foram vendidos, um número que, segundo o responsável de vendas da Sodrel no distrito de Portalegre, João Olaia, vai mais do que duplicar, até ao fim deste festival.

 

A edição de 2017 do festival do Crato traz à vila alentejana artistas de renome, como é apanágio deste certame.

Emir Kusturica e Jonh Newman, são os cabeças de cartaz que já atuaram no palco principal, antecedidos por artistas nacionais.

Esta quinta-feira também o fado se fez ouvir no festival do Crato com as vozes de Raquel Guerra e Pedro Moutinho.

Em entrevista à Rádio Portalegre, os fadistas mostram-se expectantes em relação ao espetáculo e confessam que a presença do fado nos festivais de verão é um bom impulso para que os jovens comecem a apreciar este género musical.

(Raquel Guerra e Pedro Moutinho, fadistas)

Depois do fado foi a atuação de David Fonseca com o à vontade de um artista que já pisou inúmeros palcos.

À Rádio Portalegre David Fonseca contou um pouco da sua já longa carreira no mundo da música e confessou também que já prepara novos trabalhos.

(David Fonseca, artista)

Hoje o palco principal recebe Diogo Piçarra e Seu Jorge.

Carla Aguiã