foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

28 ANOS DE RÁDIO SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Univ.Verão PSD/Castelo de Vide: Presidente do Instituto Sá Carneiro Pedro Reis, diz que “é preciso reconquistar a confiança das pessoas” para a política (c/som)

Foto de Rádio Portalegre.

O presidente do Instituto Sá Carneiro (ISC), Pedro Reis, afirmou segunda-feira que “é preciso reconquistar a confiança das pessoas” para a política. Pedro Reis, que falava na abertura na edição 2017 da Universidade de Verão (UV) do PSD, que decorre até domingo em Castelo de Vide, disse ainda que “vivemos tempos especiais”, lançando um desafio à confiança na política.

 

Razões económicas como a excessiva carga fiscal, o “populismo dos partidos que não se sabem reinventar”, as falhas do estado, a fadiga e o desgaste por “os atores serem sempre os mesmos”, os salários estagnados “há demasiado tempo”, ou a falta de qualidade dos políticos, são algumas razões apontadas pelo presidente do ISC para a perda de confiança na política.

(Presidente do Instituto Sá Carneiro, Pedro Reis)

A Universidade de Verão do PSD arrancou em Castelo de Vide. Durante uma semana, uma centena de jovens irá tomar contacto com o mundo da política, numa iniciativa que marca a rentrée dos sociais-democratas.

No discurso de abertura, o diretor da iniciativa, Carlos Coelho lembrou o fundador do PSD, Sá Carneiro afirmando que a Universidade de Verão é “recusar a indiferença e um desafio à intervenção cívica e política, com valores e com ética”.

O eurodeputado Carlos Coelho explicou ainda as "regras" com que se rege a UV, tendo sublinhado cinco fatores que considera "muito importantes" para que seja cumprido o papel daquela iniciativa: ter vontade, querer saber mais, a pontualidade, ser solidário e construtivo.

(Diretor da Universidade de Verão, Carlos Coelho)

A iniciativa de formação política de jovens realiza-se há 15 anos em Castelo de Vide. Este ano marcam presença cerca de uma centena de jovens de várias nacionalidades, estando inscritos alunos da Bielorrússia e de vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O programa conta com vários "independentes" e com nomes “fortes” do PSD como o comissário europeu Carlos Moedas, o antigo ministro Miguel Poiares Maduro, o deputado Miguel Morgado ou o eurodeputado Paulo Rangel.

Cavaco Silva irá ser o "professor" na quarta-feira e os alunos que participam na iniciativa de formação do PSD ouvirão ainda Maria Manuel Mota (cientista portuguesa que recebeu o Prémio Pessoa em 2013) falar sobre "A Ciência muda o nosso futuro?" e, à noite, o deputado do PSD e professor universitário Miguel Morgado.

Quinta-feira, o jantar conferência da Universidade de Verão terá como convidado o deputado do PS Sérgio Sousa Pinto.

A sessão de encerramento, domingo, está marcada para o meio-dia e contará com a presença do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

(Susana Mourato)