foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

28 ANOS DE RÁDIO SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Nisa: Agricultores afetados pelos incêndios sentem-se “abandonados” e ameaçam “abandonar” atividade (c/som)

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - Os agricultores do concelho de Nisa afetados pelos incêndios deste verão queixam-se da falta de apoios por parte do Ministério da Agricultura para colmatar os prejuízos e alguns estão mesmo a ponderar abandonar a atividade.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, Miguel Pestana Bastos, proprietário de uma exploração agrícola, em Nisa, disse que existem situações gravíssimas, onde são necessários investimentos urgentes, mas ninguém sabe se vão ser disponibilizados ajudas.

Segundo Miguel Pestana Bastos o mais grave é que os agricultores “são obrigados a estar parados por terem sido aconselhados a não fazer qualquer tipo de investimento porque podem ficar de fora de alguma ajuda que venha a ser concedida”.

 

(Miguel Pestana Bastos, proprietário de uma exploração agrícola)

 

Pestana Bastos, que falava, na sequência de uma reunião que, quarta-feira, juntou cerca de seis dezenas de agricultores, em Nisa, criticou ainda a forma como está a ser feito o levantamento dos prejuízos, classificando-a de “confusa” para a maioria dos agricultores, que não têm qualquer tipo de ajuda das entidades oficiais para preencher os documentos onde devem indicar o que perderam com os fogos.

 

(Miguel Pestana Bastos, proprietário de uma exploração agrícola)

 

O engenheiro de Produção Animal indicou ainda que os agricultores do concelho de Nisa precisam urgentemente de alimentação para os animais e de repor as vedações das explorações pecuárias que foram destruídas pelas chamas.