foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Portalegre: Corrida da "Feira das Cebolas" homenageia mestres da tauromaquia (c/som)

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Luís Filipe Alves/Susana Mourato) - A Praça de Touros José Elias Martins, em Portalegre volta a abrir as suas portas, este sábado, pelas 17 horas, para uma corrida de touros, por ocasião da tradicional Feira das Cebolas, que irá homenagear três “mestres” da tauromaquia.

O evento é organizado pela Associação do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, e vai homenagear os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e Paulo Caetano.

 

Débora Louro, presidente da coletividade disse que a corrida vai homenagear “três mestres da tauromaquia” pelo prestígio que dão à festa brava.

A dirigente explicou ainda que “há alguns anos que esta corrida não se realizava” e, devido à sua importância e tradição, a associação “reuniu esforços e vontades” para que voltasse a integrar o calendário tauromáquico.

 

(Débora Louro, presidente da Associação do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre)

 

O cartel é composto por três filhos dos homenageados, encabeçado por João Moura Caetano seguido de Marcos Batinhas e Miguel Moura.

Lidam-se toiros de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano, com as pegas a cargo dos Amadores de Portalegre e Coimbra.

Na apresentação da corrida do próximo sábado, esteve o cavaleiro Marcos Bastinhas, que se mostrou “honrado” em tourear “numa praça importante do Alentejo”. O cavaleiro espera que os aficionados se desloquem à praça de Portalegre para “assistirem a uma boa corrida de touros” e “prestarem homenagem à tauromaquia portuguesa”.

 

(Marcos Bastinhas, cavaleiro tauromáquico)

 

Para Francisco Paralta, cabo do Grupo de Portalegre, é uma grande honra para os forcados, participarem numa corrida com história em Portalegre.

 

(Francisco Paralta, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre)

 

Antes da corrida, os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e Paulo Caetano vão ser homenageados no café “A Tertúlia”, em Portalegre, pelas 13:00, e depois durante a corrida de touros.